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16-02-2015 14:17

A explicação científica do sucesso de Cristiano Ronaldo

 

Cientistas do desporto realizaram um conjunto de testes a Cristino Ronaldo no intuito de perceber as características que distinguem o melhor jogador do mundo dos demais.

 

 

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Publicado por: Luís Vilar

10-12-2014 16:57

Novas tendências de investigação no sector do Turismo

Simon Hudson, prestigiado investigador na área do turismo, esteve na Universidade Europeia para partilhar a sua experiência e visão sobre as tendências de investigação no sector do Turismo e Golfe.

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Publicado por: Universidade Europeia

04-12-2014 22:30

A Responsabilidade Social das Organizações – Factor de competitividade empresarial

O Livro Verde "Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas" apresentado pela Comissão Europeia em 2001, define responsabilidade social como "a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas".

Friedman (1982), introduziu uma variável que veio revolucionar o conceito que fazia parte da nossa identidade colectiva - o de que a responsabilidade social apenas deverá gravitar em torno de acções de beneficência preconizadas pelas empresas. Falamos de donativos, apoio a projectos que promovam o bem-estar social da comunidade, sem que exista necessariamente uma moeda de retorno para a empresa. Esta variável designa-se por lucro. Segundo o autor a responsabilidade de uma empresa baseia-se essencialmente na maximização dos lucros, num contexto onde o chamado capitalismo social origina novas formas de relação entre as empresas e os seus stakeholders.

Apesar da definição do Livro Verde, este é um conceito com fronteiras conceptuais ainda pouco sólidas e estabilizadas. Pode, no entanto, assumir dois significados:

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Publicado por: Maria José Sousa

28-11-2014 11:30

Do Ensino da História, dos Valores e das Tradições Nacionais

“Orientados por este critério, assim, procurámos ser sóbrios e compreensíveis, e também honestos e justos, limitando-nos, pois a coligir os factos mais importantes, isto é, as verdades e tradições históricas que as crianças devem aprender, para a formação do seu carácter, num sentido utilitário e puramente nacionalista e cristão”.
Tomás de Barros, in Sumário da História de Portugal - 24ª Edição - 4.ª Classe do Ensino Primário e Admissão aos Liceus, 1948

Num tempo em que as novas tecnologias tomaram conta do quotidiano da generalidade dos cidadãos, e em que as novas gerações parecem vir vinculadas à opção do ecrã táctil, estranhando as crianças – não raramente – os equipamentos que não oferecem essa faculdade, torna-se premente perguntarmos em que medida é que essas novas tecnologias podem alavancar o ensino que hoje é ministrado nas escolas e depois nas universidades.

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Publicado por: David Pascoal Rosado

26-11-2014 11:30

Apologia do plurilinguismo no meio empresarial

Da minha experiência como formador em línguas no meio empresarial da zona de Lisboa, gostaria de salientar como, neste contexto de crise económica global, onde Portugal da União Europeia é a primeira vítima, as empresas portuguesas conseguem, apesar de tudo, crescer numa política renovada de exportações de produtos e serviços.


O meu objetivo não passa por analisar estratégias complexas de marketing, mas apenas demonstrar que o uso de várias línguas estrangeiras num departamento de uma organização empresarial pode ser, do ponto de vista concorrencial, uma mais-valia determinante para tecer e fomentar relações comerciais a longo prazo e, assim, preservar pólos de emprego para milhares de famílias que vivem em Portugal.

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Publicado por: François Paymal

24-11-2014 11:40

Eficácia do patrocínio no desporto profissional

O patrocínio no futebol representa uma importante estratégia de marketing utilizada por várias empresas para comunicar com um elevado número de potenciais consumidores e obter vantagens competitivas ( Chadwick & Thwaites, 2004). Esta situação é evidente no contexto europeu, dado que as equipas de futebol têm bastante popularidade, atraindo milhões de espectadores aos estádios numa base regular (Vallerand et al, 2008). Em linha com esta popularidade, as equipas de futebol contam com múltiplos patrocinadores ( Bühler et al, 2007), enquanto estes enfrentam ampla concorrência de várias marcas. Assim, a análise da eficácia do patrocínio neste ambiente competitivo é crucial para entender o valor das atividades de patrocínio para as diferentes marcas. A notoriedade é um indicador importante para determinar a eficácia de um patrocinador ( Lee et al, 2011). Isto porque se a marca patrocinadora não tiver notoriedade irá enfrentar mais dificuldades para obter outros objetivos subsequentes que, em última instância, poderão levar a um aumento das vendas ( Crompton, 2004).
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Publicado por: Rui Biscaia

18-11-2014 12:46

Esperança, desilusão e o ser mulher numa empresa

A responsabilidade social das empresas ajudou muitos pinheirinhos a ter uma vida mais digna e muitas ondinhas do mar a ter uma areia mais limpinha quando chegam à praia. O ar está mais fresquinho para os coelhinhos, mas dentro de muitas empresas o ar continua irremediavelmente contaminado de injustiça e desigualdade. É que a situação das mulheres nas empresas em Portugal é deplorável. Devia revoltar qualquer ser humano que tenha o mínimo de sentimento de justiça.

Não é preciso vasculhar muitas estatísticas para saber que as mulheres ganham bem menos do que os homens, mesmo quando desempenham trabalho de qualidade comparável nas mesmas funções.

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Publicado por: João Vieira da Cunha

31-10-2014 11:42

A importância do protocolo empresarial

Pode definir-se, sucintamente, protocolo empresarial como um conjunto de normas de atuação a que as empresas devem obedecer no relacionamento e na comunicação com os diversos públicos.
Uma atuação eficaz, em muitos contextos, requere conhecimentos específicos que excedem as áreas de competência estritamente técnicas dos colaboradores.

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30-10-2014 16:34

A epidemia dos concursos criativos

Não há semana em que não surjam anunciados nos meios de comunicação e/ou nas redes sociais com novos concursos nas áreas criativas: de fotografia, de vídeo, de logótipos, de ilustração, etc. É justo interpretar este crescimento dos concursos criativos de um modo positivo, como um reconhecimento da mais-valia aportada por indivíduos competentes, vulgo “profissionais” numa área específica.

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Publicado por: Pedro Oliveira

28-10-2014 16:50

A Escola e a Universidade do Futuro

O que é que os sistemas de redes neuronais têm a ver com a educação e de que modo podem potenciar a criatividade, a aprendizagem, a inovação e a tomada de decisão? Se imaginarmos uma sala de aula como um referencial de aprendizagem inovador e integrador, alinhado com o que considera a moderna teoria dos sistemas dinâmicos da chamada psicologia ecológica, então o professor deixar de parte as metodologias de aprendizagem e das ferramentas tradicionais e, em vez disso, desenvolver “abordagens funcionalistas” criativas, baseadas nas interacções entre os alunos e a envolvente contextual, em torno de temáticas variadas de análise e de discussão, para potenciar a compreensão segundo processos inovadores e adaptativos. Seria esse um risco? Bem, isso seria o equivalente a dar o “salto de trapézio sem rede”.

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Publicado por: Filipe Castro Soeiro