mng_ico   mkt_ico   ht_ico   hr_ico   design_ico   psy_ico   tech_ico

10-12-2014 16:57

Novas tendências de investigação no sector do Turismo

Simon Hudson, prestigiado investigador na área do turismo, esteve na Universidade Europeia para partilhar a sua experiência e visão sobre as tendências de investigação no sector do Turismo e Golfe.

Ler mais

Publicado por: Universidade Europeia

16-10-2014 15:30

A excelência turística de Portugal

Os turistas internacionais em Portugal revelam níveis de satisfação bastante elevados e crescentes. Os atributos que mais contribuem para a satisfação dos turistas nas diferentes regiões são: a paisagem e natureza, o ambiente relaxante, a segurança, o clima e o alojamento. Estes factores de satisfação são transversais a todas as regiões, sugerindo que a imagem de Portugal é homogénea, ainda que as especificidades de cada região sobressaiam na avaliação que os turistas fazem.

Ler mais

Publicado por: Antónia Correia

19-09-2014 11:03

O Algarve pelos olhos das figuras públicas portuguesas - Turismo

No verão todos os caminhos vão dar ao Algarve! Os resultados do Inquérito às deslocações dos residentes (INE, 2012,2013) sugerem que mais de 25% da população residente não dispensa uma paragem na região mais a Sul de Portugal, o que se traduz num fluxo de cerca de 12 milhões de dormidas, sendo que aproximadamente 60% destas visitas ocorrem no período estival (junho a setembro).

As figuras públicas portuguesas não são excepção, porque possuem uma segunda casa, amigos ou familiares, ou até pela excelência inata do destino, não dispensam um período de puro relaxe e deleite no Algarve.

Ler mais

Publicado por: Antónia Correia

16-09-2014 17:49

O stakeholder institucional e os caminhos sinuosos para o crescimento: estratégias baseadas em património no desenvolvimento turístico português

O desenvolvimento através do património tem sido parte de uma argumentação consensual, e portanto recorrente, entre partes interessadas institucionais. Muitas iniciativas em curso encontram-se vagamente baseadas na ideia de que certos elementos endógenos são utilizáveis em benefício de empresas locais, e do crescimento económico como um todo. O património arqueológico em particular presta-se a esta linha de raciocínio, criando não apenas uma imagem vendável, mas também um sentimento menos perceptível de identidade local.

Ler mais

Publicado por: Adriaan De Man

06-08-2014 18:00

A função da tecnologia de informação na competitividade para o Turismo

O Turismo é um setor em permanente transformação e, desde sempre, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foram um eixo fundamental da sua evolução. Esta ligação entre o Turismo e as TIC deve-se ao facto de ser uma atividade de utilização intensiva de informação: seja na operação ou na relação com o cliente, a natureza específica do turismo implica a constante transação de informação entre todos os intervenientes no negócio.

Ler mais

Publicado por: Luís Costa

01-08-2014 18:30

Impacto do Turismo Criativo no desenvolvimento do Turismo Cultural

A globalização da economia e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, contribuíram de forma significativa para a universalização do turismo enquanto actividade económica verdadeiramente global.

Ler mais

Publicado por: Cristiana Oliveira

26-06-2014 10:30

Sobre o património e o seu papel no Turismo

Segundo todos o indicadores, o turismo cultural – e em particular o que se estrutura no património – é responsável por uma quota de leão no total das receitas do sector. Deixando aqui de lado uma discussão potencialmente bizarra sobre a natureza e os limites daquele conceito, vale no entanto a pena questionar se estamos perante uma efectiva dimensão multiplicadora. Produzir em turismo usando componentes patrimoniais não se resume a um itinerário de postais ilustrados, e carece cada vez mais de uma densificação cujo ingrediente principal consiste no input do próprio turista. No cenário português, será razoável admitir que a maioria dos stakeholders está hoje sensibilizada para um enfoque na experiência global do turista e, se não na sua fidelização, pelo menos na relevância do seu feedback.

Ler mais

Publicado por: Adriaan De Man

16-06-2014 15:13

Universidade Europeia recebe Workshop TTT

A Universidade Europeia recebe, amanhã, dia 17 de Junho, entre as 9h30 e as 12h30, o workshop TTT - Tourism Think Tank, dedicado ao tema “Preparar a hotelaria para clientes com necessidades específicas: como trab

Neste workshop será aprofundado o potencial para a hotelaria portuguesa deste segmento de mercado que, segundo dados de 2007, a Comissão Europeia aponta para 80 milhões de cidadãos europeus com deficiência e para 87 milhões de europeus com mais de 65 anos de idade, e as adaptações necessárias em termos de infraestruturas e serviços.alhar o segmento de turismo acessível?”.

Ler mais

Publicado por: Universidade Europeia

03-06-2014 10:30

Digitalização do Turismo – Novos desafios de mercado para as agências de viagens

Em Portugal, são conhecidos os desafios com que actualmente se deparam os diferentes stakeholders que operam no mercado da distribuição turística. A emergência de tecnologias de informação (Internet, redes sociais e do mobile) bem como a necessidade de um novo modelo de comercialização podem estar na base da decrescente eficiência das políticas adoptadas por esta fileira. No panorama actual, as agências de viagens deparam-se com uma crescente dificuldade em adequar produtos e serviços a uma procura cada vez mais heterogénea e imprevisível.

O estudo Novos Desafios do Mercado para as Agências de Viagens, desenvolvido pela Universidade Europeia em parceria com o Fórum Turismo 2.1. explora o comportamento do consumidor na sua relação com os distribuidores. Este estudo pretende conhecer o processo de escolha e de compra de produtos turísticos, os meios utilizados e o relacionamento com os agentes de viagens neste contexto.

Ler mais

Publicado por: Cristiana Oliveira

22-05-2014 10:30

Feira Promote Alentejo

Promote Alentejo é uma Feira de Promoção Turística organizada pelos estudantes de 3.º ano de Turismo e Gestão Hoteleira da Universidade Europeia.

A Feira realiza-se hoje, dia 22 de Maio com início marcado para as 14h30 e terá lugar na Universidade Europeia, com o apoio da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo e da Coordenadora da Escola de Turismo, Hospitalidade e Desporto - Cristiana Oliveira.

Vem conhecer a feira e os projectos realizados pelos alunos, com a companhia musical dos Cantes Alentejanos.

Ler mais

Publicado por: Universidade Europeia