Simon Hudson, prestigiado investigador na área do turismo, esteve na Universidade Europeia para partilhar a sua experiência e visão sobre as tendências de investigação no sector do Turismo e Golfe.
Ler maisSimon Hudson, prestigiado investigador na área do turismo, esteve na Universidade Europeia para partilhar a sua experiência e visão sobre as tendências de investigação no sector do Turismo e Golfe.
Ler maisPublicado por: Universidade Europeia
Os turistas internacionais em Portugal revelam níveis de satisfação bastante elevados e crescentes. Os atributos que mais contribuem para a satisfação dos turistas nas diferentes regiões são: a paisagem e natureza, o ambiente relaxante, a segurança, o clima e o alojamento. Estes factores de satisfação são transversais a todas as regiões, sugerindo que a imagem de Portugal é homogénea, ainda que as especificidades de cada região sobressaiam na avaliação que os turistas fazem.
Ler maisPublicado por: Antónia Correia
No verão todos os caminhos vão dar ao Algarve! Os resultados do Inquérito às deslocações dos residentes (INE, 2012,2013) sugerem que mais de 25% da população residente não dispensa uma paragem na região mais a Sul de Portugal, o que se traduz num fluxo de cerca de 12 milhões de dormidas, sendo que aproximadamente 60% destas visitas ocorrem no período estival (junho a setembro).
As figuras públicas portuguesas não são excepção, porque possuem uma segunda casa, amigos ou familiares, ou até pela excelência inata do destino, não dispensam um período de puro relaxe e deleite no Algarve.
Ler maisPublicado por: Antónia Correia
O desenvolvimento através do património tem sido parte de uma argumentação consensual, e portanto recorrente, entre partes interessadas institucionais. Muitas iniciativas em curso encontram-se vagamente baseadas na ideia de que certos elementos endógenos são utilizáveis em benefício de empresas locais, e do crescimento económico como um todo. O património arqueológico em particular presta-se a esta linha de raciocínio, criando não apenas uma imagem vendável, mas também um sentimento menos perceptível de identidade local.
Ler maisPublicado por: Adriaan De Man
O Turismo é um setor em permanente transformação e, desde sempre, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foram um eixo fundamental da sua evolução. Esta ligação entre o Turismo e as TIC deve-se ao facto de ser uma atividade de utilização intensiva de informação: seja na operação ou na relação com o cliente, a natureza específica do turismo implica a constante transação de informação entre todos os intervenientes no negócio.
Ler maisPublicado por: Luís Costa
A globalização da economia e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, contribuíram de forma significativa para a universalização do turismo enquanto actividade económica verdadeiramente global.
Ler maisPublicado por: Cristiana Oliveira
Segundo todos o indicadores, o turismo cultural – e em particular o que se estrutura no património – é responsável por uma quota de leão no total das receitas do sector. Deixando aqui de lado uma discussão potencialmente bizarra sobre a natureza e os limites daquele conceito, vale no entanto a pena questionar se estamos perante uma efectiva dimensão multiplicadora. Produzir em turismo usando componentes patrimoniais não se resume a um itinerário de postais ilustrados, e carece cada vez mais de uma densificação cujo ingrediente principal consiste no input do próprio turista. No cenário português, será razoável admitir que a maioria dos stakeholders está hoje sensibilizada para um enfoque na experiência global do turista e, se não na sua fidelização, pelo menos na relevância do seu feedback.
Ler maisPublicado por: Adriaan De Man
A Universidade Europeia recebe, amanhã, dia 17 de Junho, entre as 9h30 e as 12h30, o workshop TTT - Tourism Think Tank, dedicado ao tema “Preparar a hotelaria para clientes com necessidades específicas: como trab
Neste workshop será aprofundado o potencial para a hotelaria portuguesa deste segmento de mercado que, segundo dados de 2007, a Comissão Europeia aponta para 80 milhões de cidadãos europeus com deficiência e para 87 milhões de europeus com mais de 65 anos de idade, e as adaptações necessárias em termos de infraestruturas e serviços.alhar o segmento de turismo acessível?”.
Publicado por: Universidade Europeia
Em Portugal, são conhecidos os desafios com que actualmente se deparam os diferentes stakeholders que operam no mercado da distribuição turística. A emergência de tecnologias de informação (Internet, redes sociais e do mobile) bem como a necessidade de um novo modelo de comercialização podem estar na base da decrescente eficiência das políticas adoptadas por esta fileira. No panorama actual, as agências de viagens deparam-se com uma crescente dificuldade em adequar produtos e serviços a uma procura cada vez mais heterogénea e imprevisível.
O estudo Novos Desafios do Mercado para as Agências de Viagens, desenvolvido pela Universidade Europeia em parceria com o Fórum Turismo 2.1. explora o comportamento do consumidor na sua relação com os distribuidores. Este estudo pretende conhecer o processo de escolha e de compra de produtos turísticos, os meios utilizados e o relacionamento com os agentes de viagens neste contexto.
Ler maisPublicado por: Cristiana Oliveira
Promote Alentejo é uma Feira de Promoção Turística organizada pelos estudantes de 3.º ano de Turismo e Gestão Hoteleira da Universidade Europeia.
A Feira realiza-se hoje, dia 22 de Maio com início marcado para as 14h30 e terá lugar na Universidade Europeia, com o apoio da Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo e da Coordenadora da Escola de Turismo, Hospitalidade e Desporto - Cristiana Oliveira.
Vem conhecer a feira e os projectos realizados pelos alunos, com a companhia musical dos Cantes Alentejanos.
Publicado por: Universidade Europeia
© 2013 Universidade Europeia - Todos os direitos reservados.