mng_ico   mkt_ico   ht_ico   hr_ico   design_ico   psy_ico   tech_ico

28-11-2014 11:30

Do Ensino da História, dos Valores e das Tradições Nacionais

“Orientados por este critério, assim, procurámos ser sóbrios e compreensíveis, e também honestos e justos, limitando-nos, pois a coligir os factos mais importantes, isto é, as verdades e tradições históricas que as crianças devem aprender, para a formação do seu carácter, num sentido utilitário e puramente nacionalista e cristão”.
Tomás de Barros, in Sumário da História de Portugal - 24ª Edição - 4.ª Classe do Ensino Primário e Admissão aos Liceus, 1948

Num tempo em que as novas tecnologias tomaram conta do quotidiano da generalidade dos cidadãos, e em que as novas gerações parecem vir vinculadas à opção do ecrã táctil, estranhando as crianças – não raramente – os equipamentos que não oferecem essa faculdade, torna-se premente perguntarmos em que medida é que essas novas tecnologias podem alavancar o ensino que hoje é ministrado nas escolas e depois nas universidades.

Ler mais

Publicado por: David Pascoal Rosado

26-11-2014 11:30

Apologia do plurilinguismo no meio empresarial

Da minha experiência como formador em línguas no meio empresarial da zona de Lisboa, gostaria de salientar como, neste contexto de crise económica global, onde Portugal da União Europeia é a primeira vítima, as empresas portuguesas conseguem, apesar de tudo, crescer numa política renovada de exportações de produtos e serviços.


O meu objetivo não passa por analisar estratégias complexas de marketing, mas apenas demonstrar que o uso de várias línguas estrangeiras num departamento de uma organização empresarial pode ser, do ponto de vista concorrencial, uma mais-valia determinante para tecer e fomentar relações comerciais a longo prazo e, assim, preservar pólos de emprego para milhares de famílias que vivem em Portugal.

Ler mais

Publicado por: François Paymal

24-11-2014 11:40

Eficácia do patrocínio no desporto profissional

O patrocínio no futebol representa uma importante estratégia de marketing utilizada por várias empresas para comunicar com um elevado número de potenciais consumidores e obter vantagens competitivas ( Chadwick & Thwaites, 2004). Esta situação é evidente no contexto europeu, dado que as equipas de futebol têm bastante popularidade, atraindo milhões de espectadores aos estádios numa base regular (Vallerand et al, 2008). Em linha com esta popularidade, as equipas de futebol contam com múltiplos patrocinadores ( Bühler et al, 2007), enquanto estes enfrentam ampla concorrência de várias marcas. Assim, a análise da eficácia do patrocínio neste ambiente competitivo é crucial para entender o valor das atividades de patrocínio para as diferentes marcas. A notoriedade é um indicador importante para determinar a eficácia de um patrocinador ( Lee et al, 2011). Isto porque se a marca patrocinadora não tiver notoriedade irá enfrentar mais dificuldades para obter outros objetivos subsequentes que, em última instância, poderão levar a um aumento das vendas ( Crompton, 2004).
Ler mais

Publicado por: Rui Biscaia

18-11-2014 12:46

Esperança, desilusão e o ser mulher numa empresa

A responsabilidade social das empresas ajudou muitos pinheirinhos a ter uma vida mais digna e muitas ondinhas do mar a ter uma areia mais limpinha quando chegam à praia. O ar está mais fresquinho para os coelhinhos, mas dentro de muitas empresas o ar continua irremediavelmente contaminado de injustiça e desigualdade. É que a situação das mulheres nas empresas em Portugal é deplorável. Devia revoltar qualquer ser humano que tenha o mínimo de sentimento de justiça.

Não é preciso vasculhar muitas estatísticas para saber que as mulheres ganham bem menos do que os homens, mesmo quando desempenham trabalho de qualidade comparável nas mesmas funções.

Ler mais

Publicado por: João Vieira da Cunha