mng_ico   mkt_ico   ht_ico   hr_ico   design_ico   psy_ico   tech_ico

16-02-2015 14:17

A explicação científica do sucesso de Cristiano Ronaldo

 

Cientistas do desporto realizaram um conjunto de testes a Cristino Ronaldo no intuito de perceber as características que distinguem o melhor jogador do mundo dos demais.

 

 

Ler mais

Publicado por: Luís Vilar

24-11-2014 11:40

Eficácia do patrocínio no desporto profissional

O patrocínio no futebol representa uma importante estratégia de marketing utilizada por várias empresas para comunicar com um elevado número de potenciais consumidores e obter vantagens competitivas ( Chadwick & Thwaites, 2004). Esta situação é evidente no contexto europeu, dado que as equipas de futebol têm bastante popularidade, atraindo milhões de espectadores aos estádios numa base regular (Vallerand et al, 2008). Em linha com esta popularidade, as equipas de futebol contam com múltiplos patrocinadores ( Bühler et al, 2007), enquanto estes enfrentam ampla concorrência de várias marcas. Assim, a análise da eficácia do patrocínio neste ambiente competitivo é crucial para entender o valor das atividades de patrocínio para as diferentes marcas. A notoriedade é um indicador importante para determinar a eficácia de um patrocinador ( Lee et al, 2011). Isto porque se a marca patrocinadora não tiver notoriedade irá enfrentar mais dificuldades para obter outros objetivos subsequentes que, em última instância, poderão levar a um aumento das vendas ( Crompton, 2004).
Ler mais

Publicado por: Rui Biscaia

08-10-2014 18:13

Rotatividade ou estabilidade da equipa?

Luís Vilar, professor e coordenador de Desporto na Universidade Europeia, analisa as decisões dos três grandes quanto à rotatividade do seu plantel.

Ler mais

Publicado por: Luís Vilar

25-09-2014 10:35

O papel das Universidades no Desporto

No mundo do desporto verifica-se tendencialmente que as práticas dos treinadores são assentes na tradição, intuição e imitação. Uma Universidade moderna deve ser capaz de questionar a adequabilidade destas metodologias, e responder com evidência científica que ajude os treinadores a tomarem melhores decisões que visem a elevação do rendimento dos seus jogadores e equipas. Foi neste sentido que nos últimos anos a investigação produzida pelas Universidades tem sido capaz de desfazer alguns mitos.

Ler mais

Publicado por: Luís Vilar

12-09-2014 18:15

"Será que agora é que o futebol português vai vencer?!" - Opinião de Luís Vilar ao Sapo Desporto

Luís Vilar, coordenador de desporto da Universidade Europeia, analisa a rescisão do contrato de Paulo Bento.

Depois do fracasso no Brasil, e da derrota com a Albânia, Paulo Bento abandona a seleção portuguesa de futebol. Não havia outro caminho, porque o ambiente está por demais tenso. Respeito. Mas alguém acredita que é com Fernando Santos, Vitor Pereira ou (até) José Mourinho que se vai começar a ganhar jogos?! 

Ler mais

Publicado por: Luís Vilar

01-09-2014 17:29

Luís Vilar na coordenação da área de Desporto da Universidade Europeia

Mestre em Treino de Alto Rendimento e Doutorado em Ciências do Desporto, Luís Vilar assume, a partir de 15 de Setembro, a Coordenação Pedagógica da área de Desporto da Universidade Europeia.

Luís Vilar é professor universitário e investigador nas áreas de performance e metodologia de treino no futebol, no Centro Interdisciplinar da Performance Humana, em colaboração com diferentes investigadores nos Estados Unidos e na Austrália. Ler mais

Publicado por: Universidade Europeia

08-08-2014 12:34

Nova licenciatura em Ciências do Desporto e da Actividade Física

Depois da licenciatura em Gestão do Desporto em parceria com a Escuela Universitaria Real Madrid, a Universidade Europeia criou esta licenciatura, incorporando as melhores práticas internacionais adoptadas na área do desporto.

Ler mais

Publicado por: Universidade Europeia