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10-12-2014 16:57

Novas tendências de investigação no sector do Turismo

Simon Hudson, prestigiado investigador na área do turismo, esteve na Universidade Europeia para partilhar a sua experiência e visão sobre as tendências de investigação no sector do Turismo e Golfe.

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Publicado por: Universidade Europeia

04-12-2014 22:30

A Responsabilidade Social das Organizações – Factor de competitividade empresarial

O Livro Verde "Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas" apresentado pela Comissão Europeia em 2001, define responsabilidade social como "a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas".

Friedman (1982), introduziu uma variável que veio revolucionar o conceito que fazia parte da nossa identidade colectiva - o de que a responsabilidade social apenas deverá gravitar em torno de acções de beneficência preconizadas pelas empresas. Falamos de donativos, apoio a projectos que promovam o bem-estar social da comunidade, sem que exista necessariamente uma moeda de retorno para a empresa. Esta variável designa-se por lucro. Segundo o autor a responsabilidade de uma empresa baseia-se essencialmente na maximização dos lucros, num contexto onde o chamado capitalismo social origina novas formas de relação entre as empresas e os seus stakeholders.

Apesar da definição do Livro Verde, este é um conceito com fronteiras conceptuais ainda pouco sólidas e estabilizadas. Pode, no entanto, assumir dois significados:

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Publicado por: Maria José Sousa

28-11-2014 11:30

Do Ensino da História, dos Valores e das Tradições Nacionais

“Orientados por este critério, assim, procurámos ser sóbrios e compreensíveis, e também honestos e justos, limitando-nos, pois a coligir os factos mais importantes, isto é, as verdades e tradições históricas que as crianças devem aprender, para a formação do seu carácter, num sentido utilitário e puramente nacionalista e cristão”.
Tomás de Barros, in Sumário da História de Portugal - 24ª Edição - 4.ª Classe do Ensino Primário e Admissão aos Liceus, 1948

Num tempo em que as novas tecnologias tomaram conta do quotidiano da generalidade dos cidadãos, e em que as novas gerações parecem vir vinculadas à opção do ecrã táctil, estranhando as crianças – não raramente – os equipamentos que não oferecem essa faculdade, torna-se premente perguntarmos em que medida é que essas novas tecnologias podem alavancar o ensino que hoje é ministrado nas escolas e depois nas universidades.

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Publicado por: David Pascoal Rosado

24-11-2014 11:40

Eficácia do patrocínio no desporto profissional

O patrocínio no futebol representa uma importante estratégia de marketing utilizada por várias empresas para comunicar com um elevado número de potenciais consumidores e obter vantagens competitivas ( Chadwick & Thwaites, 2004). Esta situação é evidente no contexto europeu, dado que as equipas de futebol têm bastante popularidade, atraindo milhões de espectadores aos estádios numa base regular (Vallerand et al, 2008). Em linha com esta popularidade, as equipas de futebol contam com múltiplos patrocinadores ( Bühler et al, 2007), enquanto estes enfrentam ampla concorrência de várias marcas. Assim, a análise da eficácia do patrocínio neste ambiente competitivo é crucial para entender o valor das atividades de patrocínio para as diferentes marcas. A notoriedade é um indicador importante para determinar a eficácia de um patrocinador ( Lee et al, 2011). Isto porque se a marca patrocinadora não tiver notoriedade irá enfrentar mais dificuldades para obter outros objetivos subsequentes que, em última instância, poderão levar a um aumento das vendas ( Crompton, 2004).
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Publicado por: Rui Biscaia

18-11-2014 12:46

Esperança, desilusão e o ser mulher numa empresa

A responsabilidade social das empresas ajudou muitos pinheirinhos a ter uma vida mais digna e muitas ondinhas do mar a ter uma areia mais limpinha quando chegam à praia. O ar está mais fresquinho para os coelhinhos, mas dentro de muitas empresas o ar continua irremediavelmente contaminado de injustiça e desigualdade. É que a situação das mulheres nas empresas em Portugal é deplorável. Devia revoltar qualquer ser humano que tenha o mínimo de sentimento de justiça.

Não é preciso vasculhar muitas estatísticas para saber que as mulheres ganham bem menos do que os homens, mesmo quando desempenham trabalho de qualidade comparável nas mesmas funções.

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Publicado por: João Vieira da Cunha

23-10-2014 16:21

Liderança e supervisão na perspectiva de João Vieira da Cunha

A culpa é da liderança estúpida, não da insuficiência da supervisão.
Há duas ordens de causas para os problemas que se vivem hoje no mundo das empresas e na economia em geral. Umas são as que preocupam os economistas e os políticos, porque são como as abelhas, gostam de picar e, quando picam, fazem muito mal. As outras são as que aborrecem, mas não assustam os políticos e os economistas, porque são como as moscas, não fazem mal nenhum, chateiam mas não aleijam.

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Publicado por: João Vieira da Cunha

16-10-2014 15:30

A excelência turística de Portugal

Os turistas internacionais em Portugal revelam níveis de satisfação bastante elevados e crescentes. Os atributos que mais contribuem para a satisfação dos turistas nas diferentes regiões são: a paisagem e natureza, o ambiente relaxante, a segurança, o clima e o alojamento. Estes factores de satisfação são transversais a todas as regiões, sugerindo que a imagem de Portugal é homogénea, ainda que as especificidades de cada região sobressaiam na avaliação que os turistas fazem.

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Publicado por: Antónia Correia

09-10-2014 17:38

Watson, o líder de silicone que substitui gestores de topo

Tem lido as notícias mais recentes sobre a automação do trabalho? Em resumo, os robôs e os computadores vão fazer muito do trabalho que é feito hoje em dia pelas pessoas. Isto vai criar muitos desafios para os líderes. É que um projeto recente da IBM mostra que até os gestores de topo podem ser substituídos por computadores.

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Publicado por: João Vieira da Cunha

26-09-2014 11:38

O poder das marcas: re-inventar o tempo e transformar a realidade

Gosto de acreditar que, nós designers, somos “futurologistas”. Ou seja, somos peritos a criar o futuro, ou pelo menos a prever ou a antever os tempos vindouros. Conseguimos pro-jectar e re-inventar o tempo através da produção de novos conceitos.

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Publicado por: Carlos Rosa

25-09-2014 10:35

O papel das Universidades no Desporto

No mundo do desporto verifica-se tendencialmente que as práticas dos treinadores são assentes na tradição, intuição e imitação. Uma Universidade moderna deve ser capaz de questionar a adequabilidade destas metodologias, e responder com evidência científica que ajude os treinadores a tomarem melhores decisões que visem a elevação do rendimento dos seus jogadores e equipas. Foi neste sentido que nos últimos anos a investigação produzida pelas Universidades tem sido capaz de desfazer alguns mitos.

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Publicado por: Luís Vilar