mng_ico   mkt_ico   ht_ico   hr_ico   design_ico   psy_ico   tech_ico

31-10-2014 11:42

A importância do protocolo empresarial

Pode definir-se, sucintamente, protocolo empresarial como um conjunto de normas de atuação a que as empresas devem obedecer no relacionamento e na comunicação com os diversos públicos.
Uma atuação eficaz, em muitos contextos, requere conhecimentos específicos que excedem as áreas de competência estritamente técnicas dos colaboradores.

Ler mais

30-10-2014 16:34

A epidemia dos concursos criativos

Não há semana em que não surjam anunciados nos meios de comunicação e/ou nas redes sociais com novos concursos nas áreas criativas: de fotografia, de vídeo, de logótipos, de ilustração, etc. É justo interpretar este crescimento dos concursos criativos de um modo positivo, como um reconhecimento da mais-valia aportada por indivíduos competentes, vulgo “profissionais” numa área específica.

Ler mais

Publicado por: Pedro Oliveira

28-10-2014 16:50

A Escola e a Universidade do Futuro

O que é que os sistemas de redes neuronais têm a ver com a educação e de que modo podem potenciar a criatividade, a aprendizagem, a inovação e a tomada de decisão? Se imaginarmos uma sala de aula como um referencial de aprendizagem inovador e integrador, alinhado com o que considera a moderna teoria dos sistemas dinâmicos da chamada psicologia ecológica, então o professor deixar de parte as metodologias de aprendizagem e das ferramentas tradicionais e, em vez disso, desenvolver “abordagens funcionalistas” criativas, baseadas nas interacções entre os alunos e a envolvente contextual, em torno de temáticas variadas de análise e de discussão, para potenciar a compreensão segundo processos inovadores e adaptativos. Seria esse um risco? Bem, isso seria o equivalente a dar o “salto de trapézio sem rede”.

Ler mais

Publicado por: Filipe Castro Soeiro

23-10-2014 16:21

Liderança e supervisão na perspectiva de João Vieira da Cunha

A culpa é da liderança estúpida, não da insuficiência da supervisão.
Há duas ordens de causas para os problemas que se vivem hoje no mundo das empresas e na economia em geral. Umas são as que preocupam os economistas e os políticos, porque são como as abelhas, gostam de picar e, quando picam, fazem muito mal. As outras são as que aborrecem, mas não assustam os políticos e os economistas, porque são como as moscas, não fazem mal nenhum, chateiam mas não aleijam.

Ler mais

Publicado por: João Vieira da Cunha

16-10-2014 15:30

A excelência turística de Portugal

Os turistas internacionais em Portugal revelam níveis de satisfação bastante elevados e crescentes. Os atributos que mais contribuem para a satisfação dos turistas nas diferentes regiões são: a paisagem e natureza, o ambiente relaxante, a segurança, o clima e o alojamento. Estes factores de satisfação são transversais a todas as regiões, sugerindo que a imagem de Portugal é homogénea, ainda que as especificidades de cada região sobressaiam na avaliação que os turistas fazem.

Ler mais

Publicado por: Antónia Correia

09-10-2014 17:38

Watson, o líder de silicone que substitui gestores de topo

Tem lido as notícias mais recentes sobre a automação do trabalho? Em resumo, os robôs e os computadores vão fazer muito do trabalho que é feito hoje em dia pelas pessoas. Isto vai criar muitos desafios para os líderes. É que um projeto recente da IBM mostra que até os gestores de topo podem ser substituídos por computadores.

Ler mais

Publicado por: João Vieira da Cunha

08-10-2014 18:13

Rotatividade ou estabilidade da equipa?

Luís Vilar, professor e coordenador de Desporto na Universidade Europeia, analisa as decisões dos três grandes quanto à rotatividade do seu plantel.

Ler mais

Publicado por: Luís Vilar