mng_ico   mkt_ico   ht_ico   hr_ico   design_ico   psy_ico   tech_ico

19-09-2014 11:03

O Algarve pelos olhos das figuras públicas portuguesas - Turismo

No verão todos os caminhos vão dar ao Algarve! Os resultados do Inquérito às deslocações dos residentes (INE, 2012,2013) sugerem que mais de 25% da população residente não dispensa uma paragem na região mais a Sul de Portugal, o que se traduz num fluxo de cerca de 12 milhões de dormidas, sendo que aproximadamente 60% destas visitas ocorrem no período estival (junho a setembro).

As figuras públicas portuguesas não são excepção, porque possuem uma segunda casa, amigos ou familiares, ou até pela excelência inata do destino, não dispensam um período de puro relaxe e deleite no Algarve.

Ler mais

Publicado por: Antónia Correia

16-09-2014 17:49

O stakeholder institucional e os caminhos sinuosos para o crescimento: estratégias baseadas em património no desenvolvimento turístico português

O desenvolvimento através do património tem sido parte de uma argumentação consensual, e portanto recorrente, entre partes interessadas institucionais. Muitas iniciativas em curso encontram-se vagamente baseadas na ideia de que certos elementos endógenos são utilizáveis em benefício de empresas locais, e do crescimento económico como um todo. O património arqueológico em particular presta-se a esta linha de raciocínio, criando não apenas uma imagem vendável, mas também um sentimento menos perceptível de identidade local.

Ler mais

Publicado por: Adriaan De Man

12-09-2014 18:15

"Será que agora é que o futebol português vai vencer?!" - Opinião de Luís Vilar ao Sapo Desporto

Luís Vilar, coordenador de desporto da Universidade Europeia, analisa a rescisão do contrato de Paulo Bento.

Depois do fracasso no Brasil, e da derrota com a Albânia, Paulo Bento abandona a seleção portuguesa de futebol. Não havia outro caminho, porque o ambiente está por demais tenso. Respeito. Mas alguém acredita que é com Fernando Santos, Vitor Pereira ou (até) José Mourinho que se vai começar a ganhar jogos?! 

Ler mais

Publicado por: Luís Vilar

10-09-2014 17:30

Empreendedorismo

Quando estudamos o empreendedorismo, deparamo-nos logo com uma grande diversidade de conceitos que têm sido utilizados por diversos autores, sendo inclusive alguns contraditórios. Apesar da sua popularidade ser bastante recente, o seu estudo remonta ao século XVIII onde o economista francês Richard Cantillon terá sido o primeiro responsável pelo surgimento desta noção, dando uma definição de empreendedorismo muito idêntica à noção conceptual dos tempos atuais.

Ler mais

Publicado por: Miguel Nuno Portugal

06-08-2014 18:00

A função da tecnologia de informação na competitividade para o Turismo

O Turismo é um setor em permanente transformação e, desde sempre, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) foram um eixo fundamental da sua evolução. Esta ligação entre o Turismo e as TIC deve-se ao facto de ser uma atividade de utilização intensiva de informação: seja na operação ou na relação com o cliente, a natureza específica do turismo implica a constante transação de informação entre todos os intervenientes no negócio.

Ler mais

Publicado por: Luís Costa

01-08-2014 18:30

Impacto do Turismo Criativo no desenvolvimento do Turismo Cultural

A globalização da economia e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, contribuíram de forma significativa para a universalização do turismo enquanto actividade económica verdadeiramente global.

Ler mais

Publicado por: Cristiana Oliveira

31-07-2014 11:30

O bichinho da liderança - Pequeno e tímido ou grande e feroz?

"Todas as pessoas têm dentro de si o bichinho da liderança. Nalgumas pessoas nasce pequenino e tímido. Noutras pessoas é grande e feroz.

Muita gente tem com o seu bichinho da liderança a mesma relação que a minha avó tinha com os gatos dela. A minha avó não ligava muito aos gatos. Os gatos faziam parte do movimento de fundo lá de casa, como convém numa casa do campo."

Ler mais

Publicado por: João Vieira da Cunha

26-06-2014 10:30

Sobre o património e o seu papel no Turismo

Segundo todos o indicadores, o turismo cultural – e em particular o que se estrutura no património – é responsável por uma quota de leão no total das receitas do sector. Deixando aqui de lado uma discussão potencialmente bizarra sobre a natureza e os limites daquele conceito, vale no entanto a pena questionar se estamos perante uma efectiva dimensão multiplicadora. Produzir em turismo usando componentes patrimoniais não se resume a um itinerário de postais ilustrados, e carece cada vez mais de uma densificação cujo ingrediente principal consiste no input do próprio turista. No cenário português, será razoável admitir que a maioria dos stakeholders está hoje sensibilizada para um enfoque na experiência global do turista e, se não na sua fidelização, pelo menos na relevância do seu feedback.

Ler mais

Publicado por: Adriaan De Man

03-06-2014 10:30

Digitalização do Turismo – Novos desafios de mercado para as agências de viagens

Em Portugal, são conhecidos os desafios com que actualmente se deparam os diferentes stakeholders que operam no mercado da distribuição turística. A emergência de tecnologias de informação (Internet, redes sociais e do mobile) bem como a necessidade de um novo modelo de comercialização podem estar na base da decrescente eficiência das políticas adoptadas por esta fileira. No panorama actual, as agências de viagens deparam-se com uma crescente dificuldade em adequar produtos e serviços a uma procura cada vez mais heterogénea e imprevisível.

O estudo Novos Desafios do Mercado para as Agências de Viagens, desenvolvido pela Universidade Europeia em parceria com o Fórum Turismo 2.1. explora o comportamento do consumidor na sua relação com os distribuidores. Este estudo pretende conhecer o processo de escolha e de compra de produtos turísticos, os meios utilizados e o relacionamento com os agentes de viagens neste contexto.

Ler mais

Publicado por: Cristiana Oliveira