mng_ico   mkt_ico   ht_ico   hr_ico   design_ico   psy_ico   tech_ico

12-05-2014 17:00

O que procuram os empregadores nos recém-licenciados?


Clara Celestino, Business Partner da Microsoft Portugal, esteve na Universidade Europeia num evento iFuture onde abordou o tema da empregabilidade e respondeu a algumas questões.

Sabes o que é valorizado num CV? Ou como te podes destacar num processo de recrutamento?

Universidade Europeia: O que valoriza num CV?

Clara Celestino: Quando se elabora um CV, a dualidade é sempre a mesma: como fazer destacar o meu CV e ao mesmo tempo mante-lo clean e fácil de ler?

Uma boa estratégia é a pessoa fazer-se as seguintes perguntas: O que é relevante para a empresa que me estou a candidatar? E para a vaga que me estou a candidatar? Se eu estivesse do outro lado, a analisar este CV o que valorizaria?

Quando estamos em processo de recrutamento, são inúmeras as candidaturas que se recebem, e quando analisamos um CV há questões basilares que são importantes: facilidade de leitura (hoje em dia é muito incentivada a originalidade dos CVs mas nunca se deve deixar que a criatividade impacte na facilidade de leitura), ortografia (são ainda muitos os CVs com erros ortográficos) e vantagem competitiva. Um CV deve ser, não só, um espelho da nossa experiência profissional mas também um espelho das nossas idiossincrasias pessoais. Para perfis mais seniores isto pode passar pela inclusão dos achievements alcançados em cada uma das suas etapas profissionais, para perfis mais juniores talvez seja uma breve referência a projetos paralelos, trabalhos de voluntariado, experiencias de empreendedorismo ou outras experiências que nos tenham aportado competências ou características que sejam interessantes para o desenvolvimento das funções em questão e que nos permitam destacar de todas as outras candidaturas.


Universidade Europeia: Como pode um candidato destacar-se num processo de recrutamento?
Clara Celestino: Entusiasmo e informação. Entusiasmo: num momento de seleção, a paixão pode ser um fator determinante. Um candidato que se mostre apaixonado pela nossa empresa e pela nossa industria, que demonstre entusiasmo por fazer parte da equipa e contribuir para o sucesso da nossa organização… Esse tipo de drive é algo que acaba por fazer destacar um candidato! Informação: aparecer nas entrevistas preparado, estudar a empresa, conhecer a nossa história, o nosso posicionamento, os nossos produtos e o nosso momentum é indicativo da motivação do candidato e da forma como trabalha. Será também esta preparação que fará com o candidato seja capaz de colocar questões relevantes que lhe permitam determinar o seu próprio interesse nas nossas oportunidades!


Universidade Europeia: Como é o perfil de colaborador da sua empresa?
Clara Celestino: Apesar de cada função e cada departamento acabar por ter as suas próprias especificidades e de, na Microsoft, valorizarmos a diversidade como enriquecimento da nossa cultura, existem algumas características transversais que procuramos nos nossos colaboradores: que sejam comunicativos, colaborativos, motivados, responsáveis, com capacidade de tomada de decisão e, acima de tudo, ágeis! Estamos numa indústria rápida em que a inovação tem de andar de braços dados com a velocidade e os nossos colaboradores têm de ser flexíveis e versáteis para acompanhar este mercado e as necessidades dos nossos clientes.

A Microsoft Portugal tem sido continuamente considerada um Great Place To Work e isso deve-se às pessoas que fazem parte dela. Quando recrutamos, recrutamos profissionais que venham contribuir para este sucesso!

microsoft_interview_ifuture


Temas: Empregabilidade