mng_ico   mkt_ico   ht_ico   hr_ico   design_ico   psy_ico   tech_ico

24-11-2014 11:40

Eficácia do patrocínio no desporto profissional


Rui_Biscaia_Universidade-EuropeiaO patrocínio no futebol representa uma importante estratégia de marketing utilizada por várias empresas para comunicar com um elevado número de potenciais consumidores e obter vantagens competitivas (Chadwick & Thwaites, 2004). Esta situação é evidente no contexto europeu, dado que as equipas de futebol têm bastante popularidade, atraindo milhões de espectadores aos estádios numa base regular (Vallerand et al, 2008). Em linha com esta popularidade, as equipas de futebol contam com múltiplos patrocinadores (Bühler et al, 2007), enquanto estes enfrentam ampla concorrência de várias marcas. Assim, a análise da eficácia do patrocínio neste ambiente competitivo é crucial para entender o valor das atividades de patrocínio para as diferentes marcas. A notoriedade é um indicador importante para determinar a eficácia de um patrocinador (Lee et al, 2011). Isto porque se a marca patrocinadora não tiver notoriedade irá enfrentar mais dificuldades para obter outros objetivos subsequentes que, em última instância, poderão levar a um aumento das vendas (Crompton, 2004).
Em estudos anteriores tem sido sugerido que os consumidores com maior envolvimento a equipa têm maior probabilidade de identificar os patrocinadores (Ko et al, 2008). No entanto, a maioria dos estudos tem analisado a ligação atitudinal dos fãs com as equipas e não contempla o comportamento efetivo face à equipa para compreender a notoriedade dos patrocinadores.
Os portadores de bilhetes de época exibem fortes comportamentos de compra em relação à equipa favorita e têm sido descritos como fãs altamente envolvidos os clubes (McDonald, 2010). Neste sentido, compreender como difere a notoriedade dos patrocinadores entre portadores de bilhetes de época e espectadores casuais é crucial para maximizar os benefícios para os patrocinadores e os clubes.

Esta pesquisa teve dois objetivos. Primeiro, analisar a notoriedade dos patrocinadores de uma equipa de futebol profissional entre os seus espectadores. Segundo, comparar a notoriedade dos patrocinadores entre os espectadores com bilhete de época e os casuais. Com o apoio de um clube da liga profissional, foi enviado um questionário online para os apoiantes registados na base de dados, sendo estes selecionados de forma aleatória.

Obtiveram-se 1834 questionários válidos para análise. As medidas de recordação e reconhecimento foram utilizadas para avaliar a notoriedade dos vários patrocinadores. Os resultados revelaram que os espectadores recordam como 'top of mind' os patrocinadores com o logotipo visível na camisola. Adicionalmente, a visibilidade tanto na camisola da equipa como nas bancadas do estádio garante elevados de recordação, sugerindo a importância da exposição prolongada das marcas dentro do estádio. A tarefa de reconhecimento foi mais eficaz do que a tarefa de recordação e a generalidade dos espectadores identificou corretamente os patrocinadores e os ‘não patrocinadores’ da equipa. No entanto, dois ‘não patrocinadores’, com uma forte presença no ambiente de futebolístico, foram incorrectamente identificados como patrocinadores da equipa. Por último, os portadores de bilhete de época recordaram e reconheceram corretamente um número significativamente mais elevado de patrocinadores da equipa. Estes resultados têm várias implicações que poderão beneficiar as equipas a tornarem-se melhores alvos para os patrocinadores. Além disso, fornecem informações que podem auxiliar os patrocinadores a aumentar os benefícios dos seus acordos de patrocínio. Por exemplo, foi verificado que os patrocinadores 'top of mind' são aqueles que estão visíveis nas camisolas da equipa, destacando a importância deste ponto de ativação para aumentar a presença das marcas na mente dos espectadores de futebol. Além disso, os patrocinadores podem ajudar os clubes a atrair espectadores aos estádios e proporcionar descontos nos seus produtos aos indivíduos que comprem bilhetes de época, potenciando assim o tempo de exposição da marca durante a época desportiva.

Rui Biscaia | Docente na Universidade EuropeiaCiências do Desporto e da Actividade Física


Publicado por Rui Biscaia

Temas: Universidade Europeia, Artigos, Desporto